Toca do Cosmos

Pinturas Rupestres em Central, Bahia, Brasil
Pinturas Rupestres em Central, Bahia, Brasil

Pinturas Rupestres em Central, Bahia, Brasil

Localizado no município de Itaguaçu da Bahia, na planície calcária, o lugar é cenário do fenômeno solstício (registrado de 22 a 26 de junho),  momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. Os povos daquela região fizeram um buraco na rocha para que os raios solares entrassem na Toca e encontrassem um desenho de sol na parede de rocha em frente ao buraco. Entre as datas mencionadas, o Sol real percorre a borraca da gruta e às 15h47 ele se acopla ao Sol pintado, cobrindo inteiramente o desenho.

Ao lado do desenho do Sol, há um lagarto que é o símbolo solar porque as horas de maior interatividade do lagarto são quando o sol está mais quente. Uma curiosidade: para dar cor às pinturas rupestres, os povos usavam claras de ovo, sangue e minerais.

Na toca, também é possível encontrar a maior representação de um cometa já feito pelo homem pré-histórico. Estão registrados nos paredões o cometa de cauda curta (o que quer dizer que é um desenho recente), cauda de poeira em conjunção com Vênus, descoberta essa feita pelo astrônomo Ricardo Mourão que, segundo ele, mede 1,62m de comprimento. Não há escavações nessa área já que o terreno é muito acidentado.

 

Veja Outros Projetos

Comentários

comentários

Compartilhe esse Projeto