Prêmios, Condecorações e Homenagens

Muitos são os prêmios e condecorações que Maria Beltrão recebeu ao longo de mais de 50 anos de carreira. Entre os inúmeros já recebidos, destacam-se a posse como acadêmica do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro; o Prêmio Conde d’Arcos concedido ao livro “O Alto Sertão”, e em menos de quatro anos o mesmo prêmio foi outorgado ao livro ”A Vila Santo Antônio de Sá e o Convento de São Boaventura” pela Academia Portuguesa da História; a homenagem como personalidade dedicada ao avanço da pesquisa e do ensino da Ciência Arqueológica Brasileira, pelo Centro Brasileiro de Arqueologia; também foi condecorada com a Ordem de Chevalier des Arts et des Lettres, premiação oferecida pelo governo francês àqueles que trabalham em prol do incentivo e promoção da cultura. Confira a relação completa abaixo.

2014

Recebeu o Prêmio Conde d’Arcos concedido pela Academia Portuguesa da História pelo livro “A Vila Santo Antônio de Sá e o Convento São Boaventura”, em 3 de dezembro de 2014, Portugal.

Recebeu o Diploma Grande Mérito Cultural da Academia Brasileira de Médicos escritores – ABRAMES, na Semana Literária da ABRAMES, no Forte de Copacabana, em 27 de Novembro de 2014, Rio de Janeiro.

Homenageada pela Sociedade Eça de Queiroz, agraciada com o título de Sócia Honorária, com sessão solene realizada no Hotel Flórida, em 18 de Novembro de 2014, Rio de Janeiro.

Homenageada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro como um dos “Onze Notáveis Brasileiros”, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 11 de Novembro de 2014, Rio de Janeiro.

Homenageada pela primeira turma bacharelado em arqueologia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em 18 de setembro de 2014, Paulo Afonso, Bahia.

Homenageada pelos Fidelenses, agraciada com um troféu e título de cidadã Fidelense, em 29 de agosto de 2014, Rio de Janeiro.

Recebeu o Prêmio Duque de Caxias – O Pacificador, sendo agraciada com uma medalha em 26 de agosto de 2014, Rio de Janeiro.

Homenageada por EDIVALDO BOAVENTURA, Ex-presidente da Academia de Letras da Bahia e membro ocupante da cadeira de número 39 da Instituição, com a organização e publicação do livro “Maria Beltrão e a Arqueologia na Bahia: O Projeto Central”, em Salvador, Bahia. Dia 23 de agosto de 2014.

2013

Agraciada com a medalha Edmo Rodrigues Lutterbach na Academia Fluminense de Letras, em 07 de março de 2013, Niterói, RJ.

2012

Homenagem de saudação pela… na Posse da sócia Profa. Dra. Maria Beltrão do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) em 12 de julho de 2012. http://www.ihgrj.org.br/programacao.html.

Indicada para SESSÃO SEMI-FINAL DA XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural/UFRJ com o trabalho: “Distribuição dinâmica da população na Vila de Santo Antônio de Sá, Sítio Arqueológico Fazenda Macau, Itaboraí, RJ.”, no auditório da Biblioteca, Horto, Museu Nacional, UFRJ, Avaliadores: Leandro Silva Barbosa, Marcelo Ribeiro de Britto e Lilian Cardoso e Silva Costa Pinto, em 18 de outubro de 2012, Rio de Janeiro.

2011

Homenageada do mês no evento intitulado “Encontro com Escritor” com o Livro “O Alto Sertão” no Pen Clube do Brasil, em 08 de agosto de 2011.

Tomou posse como Membro Correspondente da Academia de Letras da Bahia, em 18 de agosto de 2011, Salvador, Bahia, http://academiadeletrasdabahia.org.br/blog/?p=293, acesso 2012.

Homenagem de saudação pelo Dr. Edvaldo Boaventura na Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro Correspondente da Academia de Letras da Bahia, em 18 de agosto de 2011, Salvador, Bahia.

Agraciada com o título de Sócia Emérita do Insituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB a partir de 21 de setembro de 2011 por sua comprovada contribuição à entidade, por sua atuação na Comissão Permanente de Ciências Sociais e sua presença constante nas reuniões semanais onde tem apresentado temas de relevo no campo da Arqueologia Pré-Histórica e Histórica.

Recebeu o Prêmio Conde d’Arcos concedido pela Academia Portuguesa da História pelo livro “O Alto Sertão” em 7 de dezembro de 2011, Portugal.

2010

Tomou posse na Academia Portuguesa da História em 13 de janeiro de 2010, Lisboa, Portugal.

Homenageada pelo Centro Brasileiro de Arqueologia (CBA) No DIA NACIONAL DA CIÊNCIA, dia 8 de julho de 2010, Rio de Janeiro, http://www.cbarqueol.org.br/inside.php?area=vernoticias&id=345, acesso 2012.

Menção Honrosa, Prêmio FUJB de Extensão Universitária, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Universitária José Bonifácio, no 7 Congresso de Extensão da UFRJ, com a comunicação oral: “Projeto Central: Exposições Itinerantes e Oficinas de Arte Rupestre – 2009 a 2010″, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro no dia 19 de novembro de 2010, Rio de Janeiro.

Por indicação do Presidente da Academía de Letras da Bahía. Dr Edivaldo Boaventura, a professora Maria Beltrão foi eleita por unanimidade para fazer parte da Academia de Letras da Bahia, em 28 de dezembro de 2010.

2008

Menção Honrosa, Prêmio FUJB de Extensão Universitária, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Universitária José Bonifácio, no 5º Congresso de Extensão da UFRJ, com a apresentação oral “Projeto Central – Exposição e Oficina de Arte Rupestre”, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 2008.

2007

Homenagem à arqueóloga Maria Beltrão, da Faculdade Curso de Turismo da Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP e a Faculdade de Turismo da Universidade de Girona (ES) com a exposição Pioneiros da Arqueologia: Dorath Uchhôa e Maria Beltrão no Instituto Martha Watts, Piracicaba, São Paulo, 07 de novembro a 11 de dezembro de 2007, Piracicaba, São Paulo.

2006

Homenageada com “Voto de Louvor” pela doação ao Museu Nacional do acervo bibliográfico (cerca de 8.000 livros) do eminente naturalista do Museu Nacional Prof. Titular Johann Becker, 984ª Congregação do Museu Nacional, UFRJ em 26 de outubro de 2006.

Homenageada pelo Centro Brasileiro de Arqueologia como Personalidade dedicada ao avanço da pesquisa e do ensino da Ciência Arqueológica Brasileira, durante as comemorações dos 45 anos de criação do Centro Brasileiro de Arqueologia, realizada no Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, em 21 de novembro de 2006.

Recebeu o Título de Doutor Notório Saber em Filosofia, concedido pela Academia Brasileira de Filosofia, em 24 de novembro de 2006.

2005

Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, Rio de Janeiro, 25 de abril de 2005.

Homenagem com a temática da Arte Rupestre (Projeto Central) em abadas, faixas, carro de som e rádios, Bloco Os Carecas, Município de Central, Bahia, 2005.

Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro da Academia Brasileira de Filosofia, Rio de Janeiro, dezembro de 2005.

Homenagem através de discurso na Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro da Academia Brasileira de Filosofia: Imortal Carlos Nejar das Academias Brasileiras de Letras e Filosofia, 2005.

Ganhadora do Prêmio Claudia 2005, da Editora Abril, na Categoria Cultura, http://www.webkeepers.com.br/clientes/abril/premioclaudia2011/mulheres.asp?cgn_id=2, acesso 2012.

Homenageada pela Sra. Neuza Carneiro, moradora do Município de Central, Bahia, texto escrito e lido agradecendo os trabalhos na Região, no dia 19 de julho de 2005.

2004

Agraciada, em 2004, com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, concedida pela Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro.

Recebeu do Governo Francês o título de Chevalier dans l’Ordre des Arts et Lettres, no Consulado da França, Teatro Maison de France, Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 2004.

Homenageada com o Mérito Educacional “Raphaela Carrozzo Scardua”, pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, realizado em Estância de Águas de Lindóia, São Paulo, no dia 29 de janeiro de 2004.

2003

Homenageada do G.R.B.C. Bloco Virtual. Rio Prefeitura, Secretaria de Turismo RIOTUR, ROCCO. Carnaval 2003, Av. Vieira Souto, Rio de Janeiro, na quarta-feira de Cinzas, e no Sítio Internacional www.carnaval.virtual.com , desde fevereiro de 2003.

Homenageada do G.R.B.C. Bloco Virtual com a temática “Do Primitivo ao Surreal é Tudo Virtual”, com a camiseta e leque com pintura rupestre do Projeto Central, e desfile Internacional www.carnaval.virtual.com , carnaval de 2003.

Homenagem com o samba para o carnaval de 2003, “Na Idade da Pedra”, autoria de Xico Chaves, Jorge Wanderley, Nanico, P.P Pelegrini e Elza Maria, intérprete Elza Maria, www.carnavalvirtual.com/virtual/samba2002.htm ,p.2, desde fevereiro de 2003.

Comenda José Mastrangelo pela Sociedade Cultural Dante Alighieri de Nova Friburgo. Sessão Magna realizada no Plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, sob a presidência do Cavalieri Antônio Vitiello (Diretor-Presidente), em 21 de novembro de 2003.

Homenagem à Profa. Maria Beltrão, pela descoberta de uma nova espécie de aranha do gênero Oltacloea beltraoae da Caatinga na área do Projeto Central, Estado da Bahia, Brasil, pelos Biólogos Dr.Anotnio D. Brescovit (Instituto Butantã) e Dra.Elaine Folly (SOBEU). Publicada em Londres, Inglaterra Bull. Br. Arachnol. Soc. 12 (7) 333-334, 2003.

2002

Homenagem da comunidade centralense equipe do Projeto Central durante os festejos do 44º aniversário do Município de Central de 10 a 12 de agosto de 2002.

2001

Homenageada através do discurso de Posse do Escritor Sylvio Lago Junior como Membro Titular no PEN Clube do Brasil, Rio de Janeiro, 14 de maio de 2001.

Homenageada pelo desenvolvimento do Projeto Central, através do desfile cívico no Município de Central, Bahia, com o tema arqueologia, 10 agosto de 2001.

Homenageada pelo Prefeito Osmar Torres a equipe do Projeto Central em quatro praças com reprodução das pinturas rupestres em pedras portuguesas no Município de Central, inauguradas em 10 de agosto de 2001.

Homenageada com o Projeto Central na Festa de aniversário 43 anos do Município de Central, Bahia, com o tema arqueologia, 10 a 12 de agosto de 2001.

Homenageada pelo BLOCO CARNAVALESCO CARECAS com pinturas rupestre e o nome do Projeto Central estampados nas camisas durante os festejos do 43º aniversário do Município de Central de 10 a 12 de agosto de 2001.

Homenagem do Prefeito Osmar Torres em agradecimento a organização e montagem da Exposição do Museu Arqueológico de Central reinaugurado em 10 de agosto, no trio elétrico durante a festa da cidade dia 11 de agosto de 2001.

Menção Honrosa, Prêmio FUJB de Extensão Universitária, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Universitária José Bonifácio, no 2º Congresso de Extensão da UFRJ, com o trabalho “Projeto Central: Exposição de Arte Rupestre 2000/2001”, no Auditório Pedro Calmon, Forum de Ciência e Cultura, UFRJ, Urca, Rio de Janeiro, em 24 de outubro 2001.

2000

Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro da Academia Fluminense de Letras, Niterói, Rio de Janeiro, 23 de maio 2000.

Homenagem através de discurso na Posse da Arqueóloga Maria Beltrão como Membro da Academia Fluminense de Letras, pelo Acadêmico Marcos Almir Madeira, Niterói, Rio de Janeiro, 23 de maio 2000.

Homenageada com placa em Ato Público, organizado pela Associação de Moradores de do Município de Central (AMOC), Município de Central, Bahia, em julho de 2000.

1999

Menção Honrosa, Prêmio FUJB de Extensão Universitária, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Universitária José Bonifácio, no 1o. Congresso de Extensão da UFRJ, Rio de Janeiro, entre 18 e 19 de novembro de 1999, com o título “Projeto Central: Exposição de Arte Rupestre”, no Iate Clube do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 13 de dezembro de 1999.

1997

Eleita Personalidade Cultural Internacional pela União Brasileira de Escritores (Integrante da Federación Latinoamericana de Sociedades de Escritores) a partir de 30 de dezembro de 1997.

1996

Homenageada com música e letra intitulada “Bem-Vinda, D. Maria Beltrão”, de autoria de Wilson Pereira de Oliveira, Central – BA, em 16 de outubro de 1996.

1995

Elogio do Conselho Técnico – CNC, proposto com aplauso pela sua mais recente “Descoberta arqueológica na Bahia”, 1995.

1994

Recebeu Placa de Destaque Feminino da Cultura em 1994 da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro no dia 25 de setembro de 1994 no Rio Design Center, Espaço 22.

1992

Escolhida International Woman of the year 1991/1992. The International Biographical Centre of Cambridge, England.

1991

Escolhida para integrar em 1990 o International Who’s Who of Professional and Business Women. An International Significat Reference Book. International Biographical Centre, Cambridge, England, 1991.

Homenageada com Discurso de recepção no IHGB em sessão de 21 de agosto de 1991, pelo Dr. Marcos Almir Madeira: “Uma Senhora em sua casa”, Rev. do IHGB, Rio de Janeiro, 152(372):800-805, jul/set 91.

1990

Condecorada como “Amigo da Marinha” em 19 de novembro de 1990, pelos serviços prestados à Marinha do Brasil.

1989

Ofício de Parabéns pela “excelente palestra” proferida no dia 14 de novembro de 1989, assinado pela Coordenação do Curso de Especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes – UFRJ. 1989.

1988

Recebeu no dia 15 de setembro de 1988 a Medalha Martius concedida pela Fundação Martius de Ciências, Letras e Artes, pelos relevantes serviços na pesquisa e ciência do Brasil, 1988.

1987

Recebeu no dia 13 de janeiro de 1987 a Medalha Rodrigo Melo Franco de Andrade concedida pela SPHAN em comemoração dos cinquenta anos de serviço da instituição.

Homenageada pela pintora Ana Tedeschi na exposição “Relação Homem Animal em Época Pré-Histórica”, promovida pela Sociedade Brasileira de Zoologia em fevereiro de 1987.

1986

Homenageada pela pintora Anídia M. Rodrigues na exposição “Central: re-pensando a arte”, realizada em outubro de 1986 na Galeria Divulgação e Pesquisa, no Rio de Janeiro.

1985

Recebeu no dia 29 de novembro de 1985 a Medalha Martim Afonso de Souza, oficializada pelo Governo Federal, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá, Bertioga, SP, na Universidade Federal Fluminense.

1984

Escolhida Personalidade de 1983 pelo BC – Diário Editora Jornalística Ltda. pelo lançamento da Revista de Arqueologia, 1984. pelo lançamento da Revista de Arqueologia.

Voto de Congratulações inserido nos Anais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1o. de março de 1984 à pedido do Vereador Wilson Leite Passos, pelo êxito das pesquisas realizadas no polígono das secas.

Voto de Congratulações inserido nos Anais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1984 à pedido do Vereador Leonel Trotta, pelo êxito das pesquisas realizadas na região de Central, BA, e no Estado de São Paulo, apresentadas no filme “Central: contatos arqueológicos”.

1980

Recebeu por unanimidade, na sessão plenária de 29 de janeiro de 1980, o Voto de Congratulações, do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pela autoria da comunicação dirigida à Universidade de Oxford atestando a existência do homem na América do Sul há pelo menos 20.000 anos.

Escolhida “Mulher do ano – 1980 na Área de Ciências” pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil.

Recebeu, por unanimidade, na sessão plenária de 15 de dezembro de 1980, Voto de Congratulações do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, pela outorga do título “Mulher Cientista do Ano”.

1971

Recebeu Medalha Comemorativa da Campanha de Educação Florestal em 1956, concedida pelo Serviço Florestal do Ministério da Agricultura. Portaria de Elogio no. 114 de 17 de setembro de 1971.

De volta à Idade da Pedra

De volta à Idade da Pedra

De volta à Idade da Pedra - Antiga mina de calcário desativada há quase três décadas, o Parque Paleo[Saiba +]
Maria Beltrão receberá prêmio da Academia Portuguesa de História

Maria Beltrão receberá prêmio da Academia Portuguesa de História

Maria Beltrão receberá prêmio da Academia Portuguesa de História - No dia 3 de dezembro, às 15h, em [Saiba +]